domingo, dezembro 24, 2006

fO. Uma iniciativa a repetir?

Muito se tem aqui dissertado acerca do fO’06 e se os seus objectivos haviam ou não sido cumpridos. Com mais de 30 comments no post anterior, parece-nos que um deles foi claramente atingido: por os verridenses a falar de Verride e dos seus (ou falta deles) hábitos culturais, incitando a que todos metam a mão na consciência. Resta pois perguntar aos utilizadores deste blog se acham se uma iniciativa deste género e com esta amplitude se deverá repetir mesmo sendo total ou parcialmente ignorada por boa parte da população.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

"Encerramento" da 3ª edição do fO

No sábado "A 3ª cidra... e o amor" e "Gato preto, gato branco". No domingo um ConSerto c' Imagens. O primeiro foi o último exercício neste fO da Oficina do Clube de Teatro e Leitura, ao qual se seguiu o curioso filme de Emir Kusturica, o último um ConSerto com imagens de Vitor Lemos acompanhado pela Orquestra Ligeira da AFUV. Juntos constituíram a programação do último fim-de-semana da 3ª edição do festival Outono, dois dias reservados à prata da casa, a mesma casa que serviu de mote para a concretização deste projecto.
E assim termina a edição de 2006 do festival Outono... ou terá começado apenas agora?

quarta-feira, novembro 29, 2006

Páginas Encenadas

“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro”. Disse-o Henry Thoreau. Numa tentativa de repercutir estas palavras em Verride, o Clube de Teatro e Leitura, na passada sexta-feira, 24 de Novembro, leu e encenou vários textos de alguns autores. Uma iniciativa que marcou o lançamento da Feira do Livro do fO’06, feira essa cujo encerramento coincidirá com o encerramento desta 3ª edição do fO, no próximo fim-de-semana.

quinta-feira, novembro 23, 2006

Teatro - A Menina Feia

Uma jovem, que era considerada feia, procura emprego num escritório para se aproximar do seu amor, homem bon vivant que despreza ligações firmes, procura rodear-se de coisas belas e que, por a considerar feia, nem sequer a queria como dactilógrafa. Mas eis que por artes de uma “fada padrinho”, num baile de casino, a jovem se transforma numa bela mulher por quem o seu amor fica loucamente apaixonado.
.
É esta a sinopse da comédia em três actos, A Menina Feia, de Manuel Frederico Pressler que o Grupo Cénico dos Kiwanis Clube da Figueira da Foz vai apresentar no próximo sábado, 25 de Novembro, no auditório da AFUV pelas 21:30. Fazendo jus a um dos requisitos do clube, o de realizar actuações só em prol de crianças, as receitas deste espectáculo reverterão a favor da escola de música da AFUV.

terça-feira, novembro 21, 2006

Cinematógrafo - Romeo & Juliet

Este filme, de Baz Luhrmann, exibido no passado domingo, não é mais do que uma actualização aos dias que correm da mais famosa obra dramática de William Shakespeare. Leonardo di Caprio e Claire Danes encarnam o mítico casal cujo amor tenta sobrepor-se ao conflito que existe entre as suas famílias e que se estende até às ruas através de gangs organizados.

segunda-feira, novembro 20, 2006

Casamentos

"Casamentos”. Foi este o nome dado à noite de teatro do passado sábado oferecida pelo Grupo de Teatro da Casa do Povo da Abrunheira.
“Um pedido de Casamento, que acaba em discussões e peripécias, e o “Urso”, uma história de uma mulher que durante o seu luto recebe uma visita inesperada que provoca ódios e desperta paixões, são duas peças de Anton Tcheckov, as duas peças que fizeram da noite do sábado, 18 de Novembro, a segunda noite de teatro do fO’06.

terça-feira, novembro 14, 2006

Quarto Minguante

Os Quarto Minguante são uma banda recente, composta por quatro elementos residentes em Coimbra, mas provenientes de vários pontos do país. O gosto comum por músicas do mundo e sonoridades exóticas, possí­veis de encontrar no seu próprio continente, levou a banda a aventurar-se num universo que vai beber ao Klezmer de Giora Feidman e à música dos Balcãs de Ognjen Popović, acabando por rumar também para interpretações de arranjos próprios de música tradicional portuguesa.
As portas estão no entanto abertas a outros sons, desde que estes venham ao encontro dos seus ideais de liberdade e harmonia entre os povos. Exemplo disso é a sua interpretação de temas de Victor Jara e de outros poetas de intervenção.
.
Para assistir no último e derradeiro café conSerto deste fO, na próxima sexta-feira dia 17 de Novembro pelas 22h.

segunda-feira, novembro 13, 2006

S. Martinho

No passado sábado também o festival Outono quis cumprir uma das tradições populares mais enraizadas na nossa cultura e comemorou, por isso, o S. Martinho, oferecendo castanhas assadas e água pé aos presentes.

segunda-feira, novembro 06, 2006

Guerras Curtas

Um recruta e uma caixa…
Um capitão e a sua guerra…
A opressão da rigidez hierárquica…
O confronto…
(…)
O mundo fechado das pequenas guerras do Homem, a perpetuação do status quo ou a “crónica de uma morte anunciada”?
.
Foram estas as Guerras Curtas, um texto de Luís Mourão, que inauguraram o ciclo de teatro do fO’06 no passado sábado, 04 de Novembro, e que nos foi apresentada pelo grupo de teatro Trai-La-Ró com a encenação de Pedro Brito.

Fado… e caldo verde

Foi com o som da uma das mais genuínas tradições portuguesas, escutado por entre o aroma do caldo verde, que se realizou na passada sexta-feira, 03 de Novembro, o terceiro e penúltimo café conSerto do fO’06. As guitarras de Sílvio Girão e as violas de Tiago Cordeiro acompanharam as vozes irrepreensíveis de Carlos Pinto e Sara Travassos numa noite onde o fado de Lisboa servira de mote para as poucas (mas boas) pessoas que ali se juntaram terem prescindido dos seus sofás.

domingo, outubro 29, 2006

Fuse

Após uma tarde dedicada à música também a noite teria que ser feita com música. Foi essa a tarefa desempenhada durante o segundo café conSerto do fO pelos Fuse, quatro pessoas que, juntas, nos vieram mostrar algum do melhor jazz de fusão que se anda a fazer por Coimbra.

O papel da música no indivíduo e na sociedade

Realizou-se ontem, sábado, o colóquio sobre musicoterapia seguido de um pequeno workshop também abordando a musicoterapia, ambos dirigidos pelo Dr. Jorge Felício. Foram cerca de duas horas de “amena cavaqueira” que permitiram aos presentes conhecer um pouco melhor o poder e o efeito que a música e, em especial, os sons podem ter em qualquer pessoa e como poderá servir de refúgio e de apoio a grupos de risco e não só. O papel que a música poderá desempenhar na demanda por uma melhor vivência social, portanto.

Após o workshop, que permitiu aos presentes “conversar” entre si apenas através de sons, exibiu-se “Lapsus Sonorus”, um pequeno documentário onde o seu realizador, Luís Margalhau, retrata-nos o homem que se inspira no diospiro para conseguir fazer sons, e posteriormente música, com o que já fora o lixo dos outros.

segunda-feira, outubro 23, 2006

Programa festival_Outono'06

Setembro: Sábado_30 - Início das Oficinas de Outono

Outubro:

  • Sábado_07 - Abertura da exposição de fotografia de A. Fernando Cruz (nas galerias da AFUV até dia 29)
  • Domingo_15 - Cinematógrafo - Amadeus - 17h no Auditório da AFUV
  • Sexta-feira_20 - Café ConSerto - Mezcal (Surf-Rock-Blues) - 22h na sala convívio do CCRDV
  • Sábado_21 - Workshop e ConSerto com Estardalhaço Brass Band - 21:30 no auditório da AFUV
  • Domingo_22 - Abertura da segunda exposição de fotografia de A. F. Cruz (no café galeria do CCRDV até dia 11 de Novembro)
  • Sábado_28 - Colóquio - "O papel da música no indivíduo e na sociedade" (Musicoterapia) + Documentário - Lapsus Sonorus (Luís Margalhau) - das 15h às 18h no auditório da AFUV
  • Sábado_28 - Café ConSerto - Fuse (Jazz) - 22h na sala convívio do CCRDV

Novembro:

  • Sexta-feira_03 - Café ConSerto - Fado com Caldo Verde - 21:30 na sala convívio do CCRDV
  • Sábado_04 - Teatro - "Guerras Curtas" de Pedro Mourão (pelo grupo Trai-la-ró) - 21:30 no CCRDV
  • Sábado_11 - Comemorações do S. Martinho com um ensaio do rancho folclórico do CCRDV aberto à participação da comunidade - CCRDV à tarde
  • Sexta-feira_17 - Café ConSerto - Quarto Minguante - 22h na sala convívio do CCRDV
  • Sábado_18 - Abertura da exposição da oficina de fotografia (no café galeria do CCRDV até 02 de Dezembro)
  • Sábado_18 - Teatro - "Casamentos" de Tchekov (pela CP de Abrunheira) - 21:30 no CCRDV
  • Domingo_19 - Cinematógrafo - 17h no CCRDV
  • Sexta-feira_24 - Abertura da Feira do Livro (no CCRDV até 02 de Dezembro) + "Páginas Encenadas" às 21:30 no CCRDV
  • Sábado_25 - Teatro - "Menina Feia" de M. F. Presley (pelo grupo de serviço Kiwanis) - 21:30 na AFUV

Dezembro:

  • Sábado_02 - Teatro - Exercício final da Oficina do Clube de Teatro e Leitura do CCRDV - 21:30 no CCRDV + Cinematógrafo (22h no CCRDV)
  • Domingo_03 - "ConSerto c' Imagens" - com a Orquestra Ligeira da AFUV - 17h no auditório da AFUV

Estardalhaço... em Verride

No passado sábado, dia 21, Verride teve a oportunidade de assistir ao grupo dixie Estardalhaço Brass Band, um grupo que conta já com alguns CD's na sua discografia e que é composto por elementos com cartas dadas em Portugal e no estrangeiro.
Este espectáculo, que veio provar que há mais música para além da música folclórica e filarmónica, foi promovido pela CMMV no âmbito do "Outubro Mês da Música" e incluído, para nosso gáudio, no festival_Outono.

quarta-feira, outubro 18, 2006

domingo, outubro 15, 2006

Cinematógrafo - Música

Hoje, domingo 15 de Outubro, iniciar-se-á o cinematógrafo do fO’06 com a projecção do primeiro de três filmes, filme esse que terá como temática a música, ou não estivéssemos nós em pleno “Outubro Mês da Música”. Com as recentes comemorações dos 250 anos do seu nascimento, a escolha para hoje recaiu sobre “Amadeus”, um filme que retrata a ascensão e o quotidiano de Wolfgang Amadeus Mozart, um dos maiores génios de sempre da música.

Para ver ou rever, hoje às 17h no auditório da AFUV.

terça-feira, outubro 10, 2006

Exposição de Fotografia (encontro de gerações)

Desde o passado fim-de-semana, e até ao próximo dia 29 de Outubro, está patente na galeria da sede da AFUV a primeira de duas exposições de fotografias de Fernando Cruz.
Fernando António Cruz, nascido em Tentúgal, fotografa desde os 17 anos, tendo hoje registos fotográficos de relevo e de manifesto interesse artístico, “…dando às suas imagens a sinergia das regras básicas da composição fotográfica, com ênfase nos temas do quotidiano e dos aspectos pictóricos que, ao vulgar olho humano, passam despercebidos”.
É actualmente membro do Bureau of Freelance Photographers do Reino Unido e os seus trabalhos são distribuídos pelas agências John Shelley Agency International e pela Alamy Images.
.
Sábados das 15h às 19h e das 21h às 23h
Domingos das 14h às 19h

terça-feira, outubro 03, 2006

Oficinas de Outono (espaços de criação)

Iniciadas no passado dia 30 de Setembro, estão actualmente a decorrer as oficinas de Outono. Estas oficinas incidem sobre três áreas, a saber: a área do Teatro, em que se pretende desenvolver a sensibilização e formação no sentido de dinamizar o Clube de Teatro e Leitura; as Artes plásticas, que irá incidir na intervenção colectiva da comunidade na Sala Convívio do Centro Cultural, através de processos criativos, na criação dum espaço onde sejam priveligiadas as relações inter-pessoais e a Fotografia, onde se pretende focar aspectos e percursos da Vila de Verride pela objectiva das câmaras fotográficas.

Estas oficinas, que têm também como objectivo criar espaços de discussão e reflexão em torno do projecto a desenvolver, decorrem aos sábados, a partir as 16h, no CCRDV e estão abertas a todas as gerações.

terça-feira, setembro 19, 2006

Prólogo

Num esforço conjunto, a Associação Filarmónica União Verridense e o Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Verride estão a preparar uma nova edição do festival de Outono, um festival de cariz essencialmente cultural que vai ter lugar na Vila de Verride, Montemor-o-Velho, de 30 de Setembro a 03 de Dezembro.
Com a reedição deste festival, nós, os seus organizadores, pretendemos promover um encontro de gerações no qual esperamos que todos os verridenses, e não só, participem, ao mesmo tempo que ensinam e aprendem.
Neste blog, serão publicitadas e comentadas as várias iniciativas que irão constituir a terceira edição do festival de Outono, esperando que haja bastante feedback da vossa parte com críticas e/ou sugestões. Só com as ideias e a colaboração de todos é que poderemos fazer um cada vez mais e melhor festival.